Tradicional evento no mês de agosto no mundo das artes, a esperada feira da SP-ARTE apresenta neste ano, a SP–Foto Rotas Brasileiras na inédita, ARCA, galpão industrial na Vila Leopoldina, em São Paulo, um convite à imersão e passeio pelas cinco regiões do território nacional de alta qualidade. A partir do dia 24 até dia 28 de agosto, o público poderá conferir as múltiplas linguagens e novidades artísticas, toda a criatividade de brasileiros geniais em projetos selecionados, como do renomado fotógrafo Gabriel Wickbold, que traz sua obra inédita “Partida 2022”. Nesta instalação, a Scatto Lampadário marca presença com um lustre muito representativo da capital do país e do poder que de lá emana.

A OBRA: ROTAS BRASILEIRAS

Wickbold descreve sua “Partida 2022” como uma obra que aborda o momento atual pelo qual o país está passando. Para isso, ele escolheu um automóvel modelo Brasília e o cortou ao meio, como representação de um Brasil dividido e todo o jogo do poder que está por detrás da política. O abismo social também faz parte da ideia geral da “Partida”, que o artista cita como sendo “o Brasil profundo, onde pouca coisa mudou”. Ele declara que “a Brasília é um carro emblemático por representar um momento no passado em que se acreditava na modernização do Brasil como solução para muitos dos problemas enfrentados pelo país. A série “Brasileiros” retrata uma região do país, que ainda hoje parece desconectada dessa visão de futuro, pois tem algo de esquecido – e até abandonado. O interior e o exterior da Brasília representam, dentre outros conflitos, este choque entre os diferentes Brasis”. O prefácio da obra é assinado por Emicida, que também participa este ano da SP Arte.

PROFISSIONAL GABRIEL WICKBOLD

Gabriel Wickbold, nascido no Rio de Janeiro em 1984, começou sua carreira como fotógrafo em 2006, após passar pela poesia e pela música. Ao longo de sua carreira, Wickbold produziu 6 séries autorais e tem em seu currículo exposições em cidades como São Paulo, Nova York, Estocolmo, Lisboa, Londres e Miami. Atualmente, mais de 15 de suas obras fazem parte de coleções permanentes de importantes museus, como Erarta (São Petersburgo, Rússia) e MAB (São Paulo, Brasil).

Em 2019, em uma parceria com a BMW, Wickbold expôs seu trabalho durante a semana da abertura da Paris Photo e, no mesmo ano, foi o fotógrafo homenageado no Xposure International Photography Festival, nos Emirados Árabes Unidos.

Em 2020, tornou-se o artista mais jovem a apresentar uma exposição individual no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB) e foi eleito um dos homens do ano na premiação “Men of the Year” da revista GQ. Hoje, figura entre os principais artistas brasileiros.

NOSSO BELO LUSTRE WICKBOLD

O lustre
Esta peça única, criada por Gabriel Wickbold e executava pela Scatto Lampadário, tem como base o aço inoxidável. Ela foi moldada com folhas de ouro, para representar o poder político, e ostenta 17 mil cristais pendentes muito brilhantes, extremamente luxuosos, assim como a vida de quem detém cargos importantes na política nacional. Com um metro de diâmetro e mais de um metro de altura ilumina a “Brasília” partida ao meio, num desenho bastante singular e representativo da capital do país.

A PARCERIA

Rita Valladares, diretora da Scatto, diz que quando recebeu o convite de Wickbold para fazer essa collab, tanto ela quanto a filha, a designer Victoria Pentagna, ficaram “imensamente honradas em fazer parte deste projeto extremamente criativo, atual e emblemático”. O desafio da Scatto foi executar um lustre representativo do poder político, como uma obra dentro de outra obra. Mas criatividade e atualidade são fatores que fazem parte do DNA da empresa. “O desafio foi grande. Tínhamos pouco tempo para produzir e atender os anseios do artista, criando uma peça única que interagisse com a proposta da obra. Isso só foi possível devido ao know-how de nossa empresa, que há mais de 25 anos desenha e produz todas as peças. Essa expertise nos permite criar cada detalhe, cada acabamento, fazendo com que o desenho de Wickbold se tornasse realidade”, completa Rita.

O PROCESSO DE PRODUÇÃO

Sobre a Scatto Lampadário

A Scatto Lampadário se consolidou há 25 anos no mercado nacional e internacional, presente em diferentes lugares do mundo, como Estados Unidos, Emirados Árabes e Bolívia. Possui a maior fábrica do Brasil, localizada em Belo Horizonte (MG), destinada à iluminação decorativa. Peças sofisticadas e luxuosas sempre foram a marca da Scatto Lampadário, empresa especializada em lustres, pendentes, abajures, arandelas, plafons, entre outros itens, todas feitas à mão, uma a uma, “handmade”