Ruy Ohtake (São Paulo, São Paulo, 1938). Arquiteto. Forma-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) em 1960. Ainda estudante, monta um escritório com um engenheiro construtor e realiza seus primeiros projetos. Recém-formado, funda o escritório Ruy Ohtake em 1961 e desenvolve residências unifamiliares, edifícios residenciais, comerciais, institucionais e industriais, públicos e privados.

Executa projetos urbanos pelos quais recebe vários prêmios, entre eles, o Prêmio Carlos Millan, concedido em 1971, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), pelo conjunto da obra. Em 2006, é homenageado pela mesma instituição com a Comenda Colar de Ouro, entregue no 18º Congresso Brasileiro de Arquitetos, pela contribuição ao desenvolvimento da arquitetura no país e ao IAB. Além da atuação como arquiteto, preside o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), entre 1979 e 1982.

Como professor, leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU/Mackenzie), de 1963 a 1964, e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos (FAU/Santos), de 1970 a 1995. Nesta instituição, recebe o título de Professor Emérito em 2007.